Debate público propõe mudanças no sistema viário do entorno da UFSC

07/04/2011 19:00

Um Debate Público sobre as mudanças no sistema viário do entorno  da UFSC ocorreu nesta terça-feira, 5 de abril, no auditório do Centro Tecnológico. Durante o evento foi apresentada à comunidade acadêmica análise do projeto da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) feita pela Comissão formada por três servidores da UFSC.

Paralelamente à abertura do Edital em que a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) licitava a “Duplicação e Revitalização da Rua Deputado Antonio Edu Vieira”, foi criada uma Comissão Mista, formada por UFSC/IPUF/PMF. O objetivo era o de analisar e apresentar propostas para melhoria do sistema viário entorno da universidade.

Entre as propostas apresentadas pelo Professor João Carlos dos Santos Fagundes, Departamento de Engenharia Elétrica, membro da Comissão da UFSC e da Comissão Mista, estão o fechamento da Rua Delfino Conti, a reestruturação das rótulas de acesso à UFSC e a realocação dos pontos de ônibus para as proximidades das rótulas, a duplicação da Rua Deputado Antonio Edu Vieira e a construção de ciclovias nessa via e dentro da universidade. O Professor Fagundes falou que a obra seria apenas um paliativo para o grande fluxo de veículos na região.

Disse ainda que, para um projeto mais de acordo com as necessidades viárias, seria preciso a realização de uma pesquisa de origem e destino, em que seria analisado o fluxo de pessoas que passam pela região.

O Vereador Lino Peres comentou que maior impedimento para que se coloquem em prática as propostas, é a discordância do atual projeto proposto com a Lei Municipal 088/2001, assinada pela então Prefeita Angela Amin. Entre as divergências estão o tamanho dos passeios (calçadas) na Rua Deputado Antonio Edu Vieira, e o rebaixamento da pista, previsto na Lei de 2001.

A Presidente do Conselho Comunitário do Pantanal, Albertina de Souza, relatou que as mudanças foram apresentadas em dezembro do ano passado para a comunidade e a maior parte dos moradores se manifestou contra a obra. Para eles a duplicação apenas aumentará o número de carros trafegando nas vias do bairro.

O Vice-reitor Carlos Alberto Justo da Silva finalizou propondo a criação de uma oficina, formada pelos membros da atual comissão da UFSC e servidores e alunos, visando aumentar o debate e a análise da situação. “Não estamos protelando, e sim buscando a melhor solução para a cidade e para a Universidade”, comentou.

Por Bianca Amorim / bolsista de jornalismo da Agecom

[Publicado no Portal da UFSC, em 07/04/2011]